A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde realizou no período de 09 a 13 de Janeiro o 1° LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti).
Tal atividade visa monitorar a situação de proliferação do mosquito para, a partir do quadro avaliado, traçar medidas estratégicas de prevenção e controle do Aedes Aegypti e promoção ações contra as arboviroses.
O LIRA realizado indica o resultado satisfatório de 0,4, ou seja, baixo risco de infestação. Contudo, deve-se continuar o monitoramento através das medidas preventivas com os criadouros do mosquito - depósitos de água parada; locais externos como terrenos, muros e quintais; conservar o lixo, protegendo-o de água acumulada/parada, considerando principalmente a época chuvosa, propícia a reprodução do vetor transmissor das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).
Diante do exposto, adverte-se que todos os segmentos da sociedade civil organizada devem manter o compromisso na vigilância e no cuidado contra o mosquito. Através do esforço conjunto, o município não sofrerá consequências com transmissão de doenças como as arboviroses.
É Importante lembrar que a Dengue, a Zika e a Chikungunya matam. Saúde Pública é responsabilidade de todos!